Quer ler este texto em PDF?

segunda-feira, 13 de junho de 2011

URDA E BLUMENAU

Urda Alice Klueger descende de alemães. Inteligência viva, educada, escreve como gente grande, com harmonia, estilo gracioso, linguagem de muita correção. Publicou três livros sobre a sua encantadora Blumenau, a cidade catarinense dos frios intensos e dos calores hospitaleiros. Fundada por alemão, Blumenau tem encantos mil. Perfumam-na flores sem conta, inclusive essa beleza espiritual que se chama Urda, admirável romancista dos tempos colonizadores, - e a ela a gente como gente, tem um bem-querer constante cada vez maior.

Com data de 27 de novembro, Urda me escreve esta carta de sentimento e amizade:

"Comigo, sua carta de 15.11, Notícias Acadêmicas e o Suplemento Cultural Teresina 123 anos. Interessantíssima a matéria sobre Domingos Fonseca! O repente é uma arte praticamente desconhecida por aqui, lembro-me de uma vez, quando criança, ter visto uma dupla repentista que era atração numa das nossas tradicionais festas de Nossa Senhora da Glória. Os artistas em questão tinham vindo de fora, não lembro de onde, eu era muito pequena, devia ter sete ou oito anos, não dá para lembrar tudo. Mas recordo bem como fizeram sucesso, como entraram noite adentro (a dentro?) cantando, como o povo se aglomerou ao redor do palco, como se ria, como havia aplausos, enquanto eu cabeceava de sono no ombro do meu pai. Foi a única vez na vida que vi repentistas. Agora, Domingos Fonseca, magicamente, traz-me de volta aqueles instantes que tinham adormecido na minha lembrança, e me vejo de novo no ombro do meu pai, e sinto uma grande saudade dele.

Independente da minha saudade, que grande artista que foi esse Domingos Fonseca! Quantos, quantos talentos por este Brasil enorme, dos quais sequer temos conhecimento! Que bom que foi um dia ter tido um contacto com o senhor, que nunca deixa de fazer chegar a minha casa tantas novidades culturais que, de outra forma, não chegariam! Muito obrigada, meu amigo.

O calor voltou a Blumenau, e estou queimadíssima de sol, a pele toda doendo, vermelha como um camarão cozido, até com um cadinho de febre, mas altamente satisfeita pela volta do calor. Que terrível inverno tivemos este ano!

Aguardo suas notícias e as desse Estado que é, para mim, quase que uma continuação de Santa Catarina. Muito obrigado por tudo, até mais ver,

Urda".


A. Tito Filho, 08/12/1987, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário