Quer ler este texto em PDF?

segunda-feira, 13 de junho de 2011

ROTEIRO DE PEDRO SILVA

Pedro José da Silva era o nome todo. No Rio, onde residia, organizou os dois volumes de "O Piauí no Folclore", a que ele dedicou boa parte da velhice, - trabalhando em cinco partes, os tipos, as cenas, os costumes; a religiosidade, as festas de São João; o ciclo do natal; e por fim as danças típicas e gêneros musicais. Um dos volumes constava de numerosos fonogramas, ou sons gravados correspondentes às letras das cantigas folclóricas.

Nasceu Pedro Silva em Teresina, ano de 1892. Morreu em 1974, na antiga capital da República. Recebi os dois volumes referidos no princípio de 1975, ao tempo dos últimos dias de Secretário da Cultura - e os deixei para publicação na própria Secretaria e só agora, neste 1987, localizou-se a obra de Pedro Silva, mas sem os fonogramas, que se sumiram. Confiada a mim, pela viúva, entreguei-a à Academia Piauiense de Letras. Para atendimento de atencioso pedido de Eugênia Maria Ferraz, nobre mulher que vem norteando a Fundação Monsenhor Chaves para a destinação cultural da entidade, a ela cedi à coletânea de Pedro Silva para publicação e divulgação.

Pouca gente se lembra de Pedro Silva, músico e maestro, organizador, harmonizador e regente da Banda de Música do 25º Batalhão de Caçadores, de Teresina, que tanto animou a praça Rio Branco dos velhos tempos românticos nas retretas do coretinho central. Muito novo, no começo do século, criou, com Jônatas Batista, o Clube Recreio Teresinense, que levou a cena, no respeitável Theatro 4 de Setembro, as peças "Natal de Jesus" e "Jovita".

Esse dois piauienses - Jônatas e Pedro - tornaram-se as duas principais figuras da vida teatral da capital piauiense durante anos.

Pedro foi também fundador da sociedade teatral "Amigos do Palco", de amadores inteligentes.

Entre 1917 e 1925, o 4 de Setembro viveu grandes temporadas com as revistas de Jônatas musicadas por Pedro: "O Bicho", sátira ao popular jogo criado pelo barão de Drummond, no Rio; "Frutos e Frutas", "O Coronel Pagante", entre outras.

O ativo maestro ainda fundou o Pálace, na praça Rio Branco, animada casa de diversões de muita freqüência, e posteriormente arrendou o Theatro 4 de Setembro, instituindo a empresa Silva e Companhia, quando trouxe a Teresina célebres companhias teatrais de outras terras.

Passando a residir no Rio de Janeiro, trabalhou em estações de rádio como a Mayrink Veiga e a do Ministério da Educação, época em que muito difundiu o folclore do seu Piauí.

A. Tito Filho, 10/12/1987, Jornal O Dia    

Nenhum comentário:

Postar um comentário