Quer ler este texto em PDF?

quinta-feira, 23 de junho de 2011

DESAGREGAÇÃO

A última lição jornalística de Alexandre Garcia salienta que não pode continuar a desagregação da família e dos valores mais básicos em que se sustenta a estrutura da nação. As pessoas - diz ele em seguida - se sentem agredidas por uma anormalidade forçada, uma propaganda da anormalidade - a gente anormal e infeliz deseja vingar-se da sua anormalidade e infelicidade espalhando a praga pelo país, a fim de desagregar a nação. De minha parte, faz anos, peço a atenção de líderes, de governos, de instituições, dos professores e educadores, de jornalistas, de chefes de família para o poder industrial, que, por através do dinheiro, sustentando uma opressora máquina de publicidade, corrompe caracteres e convoca o homem e a mulher para o mundo da fantasia, do gozo, do prazer, do ócio. No Brasil conspurcam-se consciências, para a busca do dinheiro fácil que sustente a festa, a festança, a festoca, os embalos, as buates, os motéis, as noitadas, o despudor, - e nesse cenário imenso de perversões morais e espirituais enxameiam antros de perdição e as casinholas dos conjuntos habitacionais em que estudantes pobres e mocinhas desavisadas imitam a classe alta, no vício das drogas e na luxúria sexual.

A indústria produz cada vez mais. Necessita-se dia por dia de muitos mercados consumidores. Convoca-se o brasileiro para a filosofia de comprar e de consumir. Exploram-se vaidades. O dinheiro oferece status, posição prestígio. Ganhar de qualquer forma, pelo meio mais simples. Esqueçam-se responsabilidades com os deserdados, com os que não possuem os bens necessários à vida, embora se aproxime o desespero dos famintos, dos sem-teto, dos sem-oportunidade. Ainda se salva o povo, o povo na sua essência, pois as elites se entregam à dissipação, com as exceções que impõem. A mocidade distanciou-se dos livros. Nada se lê. A novela preenche as necessidades de inteligência e assim penetram os lares, para liquidação de valores.

Desvaloriza-se por mil modos a natureza humana - ensina Alexandre Garcia. Em tudo, o nu, a pornografia, a idiotice, e um país miseravelmente endividado e inculto.


A. Tito Filho, 22/10/1987, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário